Loading...
Adotando uma perspectiva global, você aprenderá sobre quem são os deslocados internos (PDIs) e de onde eles vêm, bem como se aprofundará nos fundamentos da resposta de proteção global para os deslocados internos e em possíveis “soluções” para aqueles que foram deslocados internamente. O curso coloca você no centro da experiência de aprendizado por meio do envolvimento com uma variedade de atividades robustas e desafiadoras, materiais e envolvimento de colegas on-line.
Este curso foi desenvolvido por um consórcio especializado de redes de pesquisa e instituições que trabalham na proteção e pesquisa de IDP:
➡️ Global Engagement Network on Internal Displacement in Africa
➡️ Latin American Network on Internal Displacement
➡️ Middle East Network for Research on Internal Displacement
➡️ Internal Displacement Research Programme and Birkbeck at the University of London
Os alunos que concluíram este curso podem continuar estudando em nosso programa de mestrado online em Proteção a Refugiados e Estudos de Migração Forçada. Em 2019, este MA recebeu o prestigioso Prêmio Roger Mills por sua abordagem inovadora ao aprendizado online. Esse programa se baseia na experiência do MOOC, oferecendo um mestrado totalmente credenciado em um ambiente de aprendizado online.
Esta sessão apresenta-lhe este programa de formação online, os seus objetivos de aprendizagem e as competências essenciais que prevemos que irá aprender. Revise o documento de Informações Chave, o vídeo de Introdução ao Curso e as atividades e, em seguida, prossiga para nossa primeira lição semanal: 'Deslocamento interno: escala, causas e efeitos'
O deslocamento interno devido a conflitos armados é um fenômeno global no mundo de hoje. Esta sessão apresenta a você as principais figuras na escala de deslocamento interno globalmente, bem como as tendências atuais nos motores do deslocamento interno e seus efeitos sobre os deslocados.
Na semana passada, você estudou leis e estruturas de políticas sobre ‘proteção’ de PDI – mas, em situações de conflito, o que isso significa na prática? Esta sessão examinará não apenas os principais elementos do termo 'proteção' em contextos de conflito, mas também os desafios práticos e as respostas à tentativa de fornecer proteção aos deslocados internos durante o conflito. Esta semana também pedirá que você pense na proteção como um estado que não é apenas fornecido por outros, mas também desenvolvido por meio da agência de comunidades de deslocados internos que possuem seus próprios mecanismos de autoproteção em contextos de conflito.
Esta sessão analisa "soluções sustentáveis" para o deslocamento interno. Este conceito descreve três processos através dos quais os deslocados internos superam a vulnerabilidade imposta pelo deslocamento e retomam o controle de suas vidas. A sessão explorará o conteúdo conceitual de tais soluções. Também mostrará que, na prática, a busca de soluções duradouras envolve não apenas preocupações humanitárias, mas também processos de desenvolvimento de longo prazo. Esta semana também avaliará os desafios específicos de alcançar soluções duradouras à luz do número crescente de deslocados internos urbanos que buscam se restabelecer nas cidades e outros contextos urbanos.
Esta sessão apresenta o papel da identidade e do status social na formação das experiências de deslocamento de mulheres e homens, bem como as respostas ao deslocamento. Isso lhe dará uma melhor compreensão do impacto social do deslocamento em mulheres e homens no nível individual, familiar e comunitário. Esta sessão também pede que você pense sobre como o gênero e outros marcadores sociais podem influenciar as experiências de deslocamento.
Esta sessão explora a experiência vivida de deslocamento interno e analisa como as narrativas de deslocados internos são usadas em contextos criativos e de defesa. As fontes desta sessão destacam algumas das principais questões enfrentadas pelos deslocados internos – como construir/reconstruir casas, acesso à educação, relacionamentos com as comunidades anfitriãs – e fornecem uma demonstração das várias maneiras pelas quais os deslocados internos expressam criativamente suas experiências. Esta semana também pede que você considere como o testemunho de IDP pode elevar questões de deslocamento interno na esfera pública.